sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sobre esta trapalhada toda da austeridade

Fiquei mais esclarecida. Já que me vão "tirar" dinheiro todos os meses pelo menos expliquem-me com que intuito. Finalmente percebi que o objectivo de aliviar a TSU às empresas é fazer com que os preços possam baixar e assim incentivar a economia. Ora vamos por partes: o princípio é bom. Se acontecer o que o Sr. Primeiro Ministro pretende tiro-lhe o chapéu e bato-lhe palmas, no entanto parece-me pouco provável. Se não acontecer cometeu o maior erro político e económico de todos os tempos. Por outro lado se o princípio de aliviar a carga fiscal às empresas é bom, genial, incuti-lo nos trabalhadores já é mais questionável... mas alguém vai ter que pagar. Depois tem o outro lado, é a classe trabalhadora que está a pagar a crise é verdade. Para nós que até temos uma vida digamos que... confortável, ou pelo menos tínhamos, temos que nos adaptar à nova realidade e ajustar a nossa vida, também é verdade que aqueles com salários e reformas mais baixas não serão afectados. Nem os delinquentes. E não afectar os delinquentes, vulgo rendimentos mínimos, faz com que viver em Portugal seja mais seguro e a criminalidade seja baixa. Claro que conheço caso de apoios sociais alarmantes, pessoas com o subsídio de desemprego e a trabalhar por fora o que é gritante, mas mudar isso é igual a querer mudar o mundo e já há muito me deixei dessas ideias. Tudo isto para concluir que ainda estou "abananada" com as medidas de austeridade, vou ter que reajustar o meu orçamento e estou mesmo chateada, mas cresce em mim a esperança que vamos superar este momento mais conturbado e prosperar daqui a uns anos. Verá quem estiver por cá.

1 comentário:

Litle bit of other worlds: